Estimativa do Número de Skatistas no Paraná

Em abril de 2016, a CBSK – Confederação Brasileira de Skate publicou a nova pesquisa DataFolha 2015 informando o atual número de praticantes de skate no Brasil.

Foi uma comprovação do que as ruas nos mostram diáriamente, em qualquer bairro de qualquer cidade sempre vemos alguém com skate. São milhares de praticantes: jovens, adultos, crianças, homens, mulheres, iniciantes, experientes, esportistas, aventureiros, skatistas de alma, modistas, enfim, um verdadeiro exército munidos com shape e rodinhas.

Mais precisamente, são 8,5 milhões de praticantes espalhados pelas cidades brasileiras.

Mas e no estado do Paraná? e em Curitiba? em Londrina ou em Maringá ? Quantos skatistas existem nessas cidades?

Para tirar essa dúvida, a PRa Skate realizou um estudo com base nos resultados apresentados pela pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK, cruzando informações com dados de outra pesquisa publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) chamada  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD de 2010, considerando os números do estado do Paraná.

Somos quase 350 mil skatistas no estado do Paraná e quase 40% desse total de praticantes esta em Curitiba e Região Metropolitana, que representa aproximadamente 132 mil skatistas.

A região Norte do estado é a segunda com mais skatistas, são 25% dos skatistas do estado, ou seja, aproximadamente 86mil praticantes, numero este impulsionado por cidades como Londrina e Maringá, que possuem muita tradição no skate paranaense.

Outras cidades com números relevantes são Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, com mais de 10mil skatistas cada uma. Fato esse que nos mostra que o skate cresceu muito no interior e fora do eixo Londrina-Maringa.

Confira os resultados do estudo nas tabelas da Estimativa Pra Skate:

PRa-Skate-nrs-Parana---pg04

 

PRa-Skate-nrs-Parana---pg08

 

 

Click no link abaixo para baixar o PDF da Estimativa PRa Skate – Números do Paraná:

PRa Skate – Analise da Pesquisa CBSK DataFolha 2015 – Praticantes no PR

 

Click no link abaixo para acessar a Pesquisa CBSK DataFolha 2015: http://www.cbsk.com.br/eventos/pesquisa-datafolha-2015